11/03/2025
São Leopoldo recebe novos residentes para atuação na rede SUS
Na última terça-feira (11), a cidade de São Leopoldo recebeu os novos residentes do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Os profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, nutrição e medicina atuarão por dois anos nos serviços da rede SUS do município, contribuindo para a qualificação dos atendimentos e ampliação dos serviços prestados à população.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) acolherá os residentes em diferentes unidades. Os de Atenção Primária serão direcionados às Unidades de Saúde Brás e Parque Mauá, além do Consultório na Rua e da Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD). Já os residentes em Saúde Mental atuarão no Núcleo de Apoio Matricial da Atenção Primária, no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad) e no CAPS Capilé. Os médicos Residentes em Medicina de Família e Comunidade serão recebidos nas Unidades de Saúde Santa Marta, Campina e Paim.
A FMS reforça seu compromisso com o ensino e a qualificação profissional, valorizando a troca de conhecimento entre os residentes e os profissionais da rede. A iniciativa busca fortalecer a assistência em saúde e garantir um atendimento cada vez melhor para a população de São Leopoldo.