12/04/2025
São Leopoldo debate a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Conferência Municipal Preparatória para Etapa Estadual
O auditório do Colégio São Luis foi palco, no dia 12 de abril, da 1º Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de São Leopoldo. O evento reuniu diversos atores da sociedade civil - trabalhadores, gestores e prestadores de serviço - com o objetivo central de debater, propor e deliberar diretrizes e ações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no que tange à saúde da população trabalhadora. A conferência municipal integra um ciclo de debates que visa preparar o terreno para a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT), agendada para junho na capital Porto Alegre. O processo culminará na 5ª Conferência Nacional, prevista para agosto, em Brasília (DF). A edição deste ano aborda um tema crucial: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, estruturando as discussões em torno de três eixos temáticos principais:
1. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: Análise e proposição de melhorias para a política existente.
2. As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora: Discussão sobre os impactos das transformações no mundo do trabalho na saúde.
3. Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social: Fomento ao engajamento da sociedade na fiscalização e proposição de políticas de saúde.
A Fundação Municipal de Saúde marcou presença ativa na 1º Conferência Municipal de São Leopoldo, que ao final do encontro, elegeu os representantes para a etapa estadual. A FMS terá representação com dois delegados suplentes, um segmento trabalhador e outro do segmento prestador de serviço. A realização da conferência municipal demonstra o engajamento de São Leopoldo na busca por políticas públicas de saúde do trabalhador mais eficazes e alinhadas com as necessidades da população, contribuindo para o debate em nível estadual e nacional.